Não importa o tipo de gordura corporal apresentada, ela sempre incomoda. Mas, para a saúde, é essencial identificar se ela é visceral ou localizada.
As causas de cada uma são diferentes, assim como as consequências e os tratamentos também.
Os dois tipos de gorduras se diferenciam pela localização em que se encontram no corpo.
Considerada mais grave, a gordura VISCERAL (intra-abdominal) envolve os órgãos do abdômen. Ela está relacionada a fatores como obesidade, genética (histórico na família de diabetes, dislipedemia, hipertensão), sedentarismo, dietas ricas em gorduras e ingestão de álcool, podendo levar à Síndrome Metabólica.
Em compensação, a gordura LOCALIZADA não é uma patologia, mas sim muito mais estética. Encontra-se abaixo da pele e também é chamada de gordura subcutânea. Uma das formas de identificar esse tipo de gordura é pelos “pneuzinhos” na barriga ou nas costas, e pelo culote nas mulheres.
Os dois tipos de gordura podem aparecer juntos, como é o caso das pessoas obesas. Tanto a gordura visceral quanto a localizada podem aparecer em homens ou mulheres, mas elas apresentam uma tendência maior a desenvolver a gordura localizada. A causa disso pode ser os hormônios femininos. Os homens, ao contrário, possuem níveis mais elevados de testosterona, o que dificulta a formação da gordura localizada.
Podemos identificar o tipo de gordura corporal por meio de exames clínicos, como a medida da circunferência abdominal (máximo 94 cm em homens e 80 em mulheres). Buscar ajuda médica é essencial principalmente nos casos de gordura visceral. Em ambos, o tratamento envolve reeducação de hábitos alimentares, mudanças no estilo de vida e exercício físico. Porém, no caso da gordura localizada, alguns tratamentos estéticos locais, como lipoaspiração, também podem ser necessários.
Conta aqui se você se incomoda com sua gordura e vamos te ajudar a mudar isso!👇
#medicinadoesporte #medicinaesportiva #nutrologiaesportiva #dieta #obesidade #sindromemetabolica #emagrecimento #gorduralocalizada #gorduraabdominal #gordura #saude #estetica